VOLTE SEMPRE!

O NOSSO RIO GRANDE É BONITO!
VAMOS CONHECÊ-LO MELHOR!





quarta-feira, 15 de setembro de 2010

MORANGOS HIDROPÔNICOS, CAXIAS DO SUL-RS



Hidroponia-Rota do Sol- Caxias do Sul-RS

Conforme combinado, encontramo-nos com os amigos Osmar e Gisela Reis, em Nova Petrópolis-RS, de onde seguimos pela BR 116 até a RST 453 , para a "granja" de Hidroponia, denominada, "Rio do Vento" localizada na Rota do Sol , perto de Ana Reck. Essa empresa dispõe de grandes instalações plásticas para proteger suas plantações de moranguinhos cultivados com a tecnologia hidripônica, ou seja, sem usar o solo. Este é substituído por uma solução de água e nutrientes-macro e micro elementos- adequados e indispensáveis aos cultivos e produtos desejados. A Rio Do Vento parece especializar-se no cultivo de morangos, porém, a mesma tecnologia é viável para produção eficaz de hortaliças, como alface, rúcula, tomate e similares.
O processo dispensa equipamentos de cultivo do solo, capinas e outros tratos culturais como a aplicação de agrotóxicos. Em compesação seu custo inicial de instalação é oneroso.
A cultura hidropônica é conhecida desde o início do século passado. Teve incrementos na sua aplicação durante a Segunda Grande Guerra no Japão, objetivando abastecer as tropas americanas com hortaliças frescas. Foi sua primeira prática, em escala comercial, em (22 ha), de que se tem notícias. Seu uso comercial tem sido adotado gradativamente a partir de 1960, e, atualmente já está bastante difundido em todo mundo. Tendo em vista a qualidade dos produtos gerados pelo processo de hidroponia e as vantagens deste sobre o sistema de cultivo no solo, vislumbra-se um futuro muito promissor.
É oportuno lembrar que os visitantes encontram ali um espaço gastronômico, denominado "Barlavento", servindo refeições saborosas, principalmente seus sorvetes com base , ou frutas de morangos .
Vale a pena "dar um pulo até lá" e verificar "in loco" a aparente simplicidade e os benefícios do sistema.
Nota: informações mais detalhadas podem ser obtidas através do www.riodovento.com.br


Odilo Friedrich e Anelise Kunrath

Nenhum comentário:

Postar um comentário