QUERIDOS AMIGOS
ESTAS IMAGENS REPRESENTAM FLAGRANTES DA VISITA QUE O DR.WERNER E SUA GISELA SCHINKE, ACOMPANHADOS DA AMIGA ELSITA KEHL, NOS BRINDARAM NA TARDE DESTA SEXTA-FEIRA, 19/03/2010.
CONHECEMOS O WERNER E A GISELA, NO INVERNO DE 2008, DURANTE UM CONGRESSO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ,EM IVOTI-RS.
DESDE NOSSO PRIMEIRO CONTATO, DESCOBRIMOS QUE IRÍAMOS SER AMIGOS, POIS, ALÉM DA SIMPATIA E AMIZADE ALÍ GERADAS, UNIA-NOS O INTERESSE, COMUM, PELA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E O RESGATE DA CULTURA DOS IMIGRANTES ALEMÃES E DE SEUS DESCENDENTES.
IGUALMENTE IMPORTANTE É O FATO DE SEREM O AVÔ DO DR.WERNER, DR.KARL WILHELM SCHINKE E SEU PAI, O DR GÜNTER, OS MÉDICOS DA NOSSA FAMÍLIA, DESDE QUE CHEGARAM A NOVO HAMBURGO,NO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO.
LEMBRO-ME QUE MEU PAI ,GERMANO, FALAVA DOS DOUTORES SCHINKE, SEMPRE COM MUITO RESPEITO E CARINHO ,DESTACANDO SUAS QUALIDADES PROFISSIONAIS. EU, TENDO NASCIDO EM 1927, NÃO ME RECORDO DO "VELHO SCHINKE",PORÉM, LEMBRO-ME ,SIM, DO "DR SHINKE NOVO"...INCLUSIVE, FOI ELE QUEM OPEROU MEU PAI DE UMA PLEURITE( RIPPENFELL ENTZÜNDUNG), MANTENDO-O SOB SEUS CUIDADOS DURANTE UNS OITO MESES (1939). ASSIM, CRESCEMOS OUVINDO FALAR MUITO NO DR. SCHINKE (FILHO).
MEU PAI ERA AGRICULTOR, COMO O FORAM MEU AVÔ, MEU BISAVÔ E O TATARAVÔ ,IMIGRANTE. PORÉM, GERMANO TEVE A SORTE DE PODER FREQUENTAR E APROVEITAR A ESCOLA DE ENTÃO,POR MAIOR TEMPO. TOMOU GOSTO PELA LEITURA E TORNOU-SE MAIS CURIOSO FRENTE À NATUREZA. PRINCIPALMENTE,NO TRATO COM ANIMAIS.TALVEZ ESTES FATOS TENHAM SIDO OBSERVADOS PELO DR.KARL WILHELM, QUE O PRESENTEOU COM UM LIVRO SOBRE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE ANIMAIS, EM LÍNGUA ALEMÃ.
MEU PAI ESTUDOU E APERFEIÇOOU SEUS CONHECIMENTOS DE ALEMÃO, PARA PODER ASSIMILAR OS ENSINAMENTOS DO LIVRO. ESTE, MAIS PARECIA UM ATLAS , COM FIGURAS COLORIDAS E DIDÁTICAS. AO APRENDER A CUIDAR DOS ANIMAIS PRÓPRIOS, FOI LOGO DEMANDADO PELOS VIZINHOS E AGRICULTORES DA NOSSA REGIÃO A ACONSELHÁ-LOS SOBRE OS PROBLEMAS EM SUAS CRIAÇÕES. PRATICAMENTE,TORNOU-SE O "VETERINÁRIO" DE TODA UMA ABRANGENTE REGIÃO.
ESSAS CONDIÇÕES PROPICIAVAM A MEU PAI PARTE DA RENDA NECESSÁRIA PARA O CUSTEIO DOS ESTUDOS DE SEUS TRÊS FILHOS,ODILO, NÍVEO E JAIME, NO COLÉGIO SÃO JACÓ. LAMENTAVELMENTE, O ''ATLAS DE VETERINÁRIA", UMA RELÍQUIA, NÃO FOI MAIS ENCONTRADO.
MAS, A HISTÓRIA NÃO TERMINA AÍ. HOJE, A ANELISE E EU FOMOS HOMENAGEADOS PELO WERNER E A GISELA,COM UM EXEMPLAR DO LIVRO "DIÁRIO DA ÁFRICA", ONDE KARL W. SCHINKE RELATA SEU DIA A DIA, COMO MÉDICO ALEMÃO,NA "GUERRA DOS HOTENTOTES". NO SUDOESTE DA ÁFRICA (NAMÍBIA). O DIÁRIO FOI "DESCIFRADO",E TRADUZIDO PELO DR WERNER.
É, POR TUDO ISTO, QUE NOSSA AMIZADE TEM UM SIGNIFICADO E UM SABOR TÃO ESPECIAL.
GISELA CITOU VÁRIAS VEZES ANELISE COMO A SUA ALMA GÊMEA, POR POSSUÍREM SEMELHANÇA EM SUAS ATITUDES E AÇÕES PRESERVACIONISTAS.
NOSSO MUITO OBRIGADO A WERNER E GISELA SCHINKE E ELSITA KEHL PELO CARINHO DE SUA VISITA A NOSSA CASA E AO MUSEU QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO, ASSIM COMO, NOSSOS AGRADECIMENTOS PELO PRECIOSO LIVRO QUE NOS OFERTARAM E PELOS ELOGIOS À TAREFA DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E DA CULTURA DE NOSSOS ANTEPASSADOS.
UM "ATÉ BREVE.!!!"
www.museufriedrich.com.br
www.odilofriedrich.blogspot.com
Imagens de Anelise Kunrath
fone 51 99662256
Texto de Odilo Friedrich
Imagens de Anelise Kunrath
WERNER E GISELA SCHINKE, ELSITA KELH NO MUSEU FRIEDRICH
19/03/2010