




Seguimos pela BR 386 com destino à Arvorezinha, cidade de imigração italiana que evidência a prosperidade assentada sobre o tripé da produção de erva-mate , do fumo, e da associação milho e frango .
Em conversa com as pessoas da cidade e produtores rurais, constatamos que o sistema ou estrutura de produção está sendo bastante remunerador. Atualmente, é notório o progresso em andamento e a satisfação das pessoas.
Quanto ao Museu do Pão, este compõe-se em realidade de duas estruturas coligadas: 1- O Moinho Colognese totalmente restaurado para demonstração de como era produzida a farinha e uma edificação nova, moderníssima que conta um pouco da história da colônia italiana, colocando em relevo o projeto do "Caminho dos Moinhos " em processo de habilitação para o turismo.Esse caminho será constituído por seis moinhos: Moinho Colognese, Moinho Vicenzi, Moinho Dallé, Moinho Marca, Moinho Fachinetto, e Moinho Castaman. 2- A Oficina de Panificação (padaria experimental) impressiona por sua modernidade, exibindo os equipamentos mais sofisticados para a produção de pão e para difundir as novas técnicas de panificação.
Vimos ainda muitas plantações de erva-mate, muita beleza natural, prédios nostálgicos e modernos, uma bela igreja, além da valorização da produção regional da erva-mate mediante a promoção do chimarrão pelas enormes "cuias" estratégicamente expostas nas avenidas principais.
Esperamos que a restauração dos demais moinhos coloniais se concretize, prontamente, para o benefício do turismo, da colônia, da sua história e cultura !
Angela Brock da Fé, presidente da ASSOCULT nos acompanhou neste passeio.
Vide: DVD Museu do Pão( muito elucidativo).
Vide www.sitesdovale.com.br/caminhodosmoinhos/
ODILO ANTONIO FRIEDRICH E ANELISE KUNRATH
"O RIO GRANDE DO SUL É UM BRASIL DIFERENTE!
VAMOS CONHECÊ-LO MELHOR!"
www.odilofriedrich.blogspot.com
www.anelisekunrath.blogspot.com
www.museufriedrich.com.br